Descomplicando

Liberais são egoístas?

Liberalismo não é sobre egoísmo. Liberalismo é sobre cooperação. Então, liberais não são egoístas. Há uma confusão entre egoísmo e autointeresse. Entendemos que os empreendedores fazem seus trabalhos, não por serem benevolentes, mas por conta de seus interesses pessoais, o que não significa, necessariamente, prejudicar os demais indivíduos da sociedade, pois é  através do progresso de cada um, que atingiremos o progresso de todos. 

Essa é  a cooperação, onde cada um faz a sua parte, contribuindo para o progresso da sua família, do seu bairro, da sua cidade, do seu estado, do seu país.

Por exemplo, quando você vai ao cabelereiro, seu interesse é fazer um corte de cabelo e um penteado, para ficar mais apresentável, mas, indiretamente, você está gerando benefício à sociedade, porque está gerando emprego para o cabelereiro, está consumindo da indústria de cosméticos, que por sua vez, gera centenas de empregos para pessoas manter sua sobrevivência.

Perseguindo o meu interesse, vou gerando benefício para a sociedade em geral. É isto que queremos dizer, quando falamos que a busca do interesse de um indivíduo pode gerar benefícios para toda a sociedade. Então, buscar o interesse individual é diferente de ser egoísta. Sendo assim, liberais não são egoístas.