Descomplicando

Existe liberal na economia e conservador nos costumes?

Apesar de ser comum ouvirmos esta expressão, esta definição não faz muito sentido. Acreditamos que esta forma de classificar as pessoas é porque, até pouco tempo atrás, muita gente tinha vergonha de dizer que era de direita por ser associado com o regime militar ou com políticos como Maluf, por exemplo.

Os conservadores, na verdade, são pessoas que agem com muita prudência e usam o conhecimento do passado para realizar as mudanças necessárias, nos dias de hoje. Acontece que, aqui no Brasil, os que se dizem conservadores, geralmente, são pessoas presas ao passado, por vezes, saudosistas ou atrasadas. No lugar de defenderem a prudência nos costumes, defendem a intolerância. Conservadores, de verdade, aplicam a prudência em tudo, tanto nos costumes, quanto na economia.

Já o liberalismo foca na liberdade individual. Esse indivíduo é aquele que não se divide, como a liberdade individual poderia ser dividida entre costumes e economia? Somos seres inteiros e temos direito a nossa liberdade completa. A ideia de separar a economia dos costumes não faz sentido.