Gente que Faz

De cortador de cana a médico

Wellington Gomes (29 anos), se formou em medicina em 2021. Seu pai, Arnaldo José Alves, de 46 anos, criou os filhos com o salário de corte de cana-de-açúcar. Ele disse que o primeiro salário de médico, pretende tirar o pai desse trabalho .
Com o sonho de entrar para a medicina, ele chegou a pedalar um total de 48km  (ida e volta) para ir à escola. Com a bicicleta que ganhou de um sorteio. Não havia transporte público, na região onde morava com a família.
 
Juntou dinheiro para se inscrever no vestibular, com o trabalho do corte de cana.
 
Foi estudar medicina em Recife. Ele saiu da zona rural de Ribeirão, na Zona da Mata Sul do estado. 
 
Foram 3 anos tentando entrar para o curso de medicina. Em 2016 foi aprovado na Faculdade Pernambucana da Saúde (FPS), por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni).  E omaterial de estudo, que eram muito caros, foram custeados pelos amigos e parentes. 
 
Pretende se tornar um cardiologista ou cirurgião plástico.
 
Segundo Wellington, "O caminho para chegar até aqui foi muito difícil, árduo, doloroso. Parecia impossível, mas, com trabalho duro, dedicação, persistência e disciplina, você consegue transpor as barreiras que podem parecer impossíveis. O meu conselho é: persista. Não desista dos seus sonhos.”
 
Na íntegra: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/12/18/formado-em-medicina-filho-de-cortador-de-cana-diz-o-que-vai-fazer-com-o-primeiro-salario-de-medico-tirar-o-meu-pai-do-corte-de-cana.ghtml

De cortador de cana a médico
De cortador de cana a médico
De cortador de cana a médico