Gente que Faz

Catadoras de recicláveis lançam livro

“Em todo mundo, mais de 15 milhões de pessoas trabalham com a coleta, a triagem e a reciclagem de resíduos gerados pelas cidades, segundo as Nações Unidas”
 
A baiana, Gislaine de Cerqueira Ramos de 43 anos, atualmente residente da cidade Mauá - São Paulo, trabalha na Cooperativa de Catadores (Coopercata), de Papel, Papelão e Material Reciclável.
 
Ela e mais 20 mulheres profissionais de reciclagem, tem suas histórias de vida contadas no livro “Quarentena da resistência” de autoria de Carolina Maria de Jesus, publicado pela editora Coopacesso.
 
Através de atividades de formação e oficinas de criação literária promovidas pela Flup (Festa Literária das Periferias), ocorridos de forma virtual, procurou estimular a escrita e o protagonismo de cada uma na elaboração da obra. Em troca, receberam incentivo financeiro mensal de R$385 e cestas básicas.
 
Durante a oficina foi indicado a leitura do livro “Quarto de Despejo: Diário de uma favelada”, da autora Carolina Maria de Jesus. Onde tiveram inspirações para compartilharem suas experiências de vida.
 
O objetivo do projeto era para homenagear a escritora. Por esse motivo colocaram as catadoras para serem homenageadas e lembradas pela importância das suas histórias de vida e desse tipo e trabalho para o mundo. 
 
"Eu não gostava de ler nem de escrever, era uma pessoa triste e cabisbaixa devido a muitos problemas na família e no casamento. Esse curso foi para mim como uma terapia. Se não fosse isso acho que hoje eu estaria internada em um hospital, ou talvez nem estivesse mais nesse mundo. Graças aos professores a minha vida mudou.”
Gislaine de Cerqueira Ramos, profissional de reciclagem
43 anos, profissional da Cooperativa Associação Nova Conquista, em Mauá (SP)
 
"Falam que é um serviço sujo, mas é um trabalho como outro qualquer. Está no meu sangue e eu tenho orgulho disso.”
Nair Camilo Farias, profissional de reciclagem 
51 anos, profissional da Cooperativa Associação Nova Conquista, em Diadema (SP)
 
Muitas dessas histórias refletem questões relacionadas à situação de desigualdade social, violência doméstica e urbana, fome e a busca por condições de vida mais dignas a partir do que a sociedade descarta.
 
"Quarentena da Resistência" é uma iniciativa lançada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT)em parceria com a Festa Literária das Periferias (FLUP) e a Cooperativa Central do ABC (Coopcent ABC), com o apoio da Universidade Federal do ABC (UFABC) e os Laboratórios da Palavra e de Teorias e Práticas Feministas do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Faculdade de Letras/UFRJ, para promover a capacitação e a proteção de mulheres catadoras de materiais recicláveis organizadas em cooperativas.
 
Outro desdobramento do projeto é o documentário "As Recicláveis", lançado em 2020 e que mostra a valor do serviço ambiental prestado por catadoras e catadores de materiais recicláveis.
 
O resgate da história de organização da categoria profissional, agora em livro, mostra à sociedade a importância fundamental do trabalho que realizam, ao mesmo tempo em que cobra do poder público as condições e políticas públicas para a valorização e o reconhecimento do trabalho de milhares de mulheres e famílias no Brasil", afirma Elisiane dos Santos, procuradora do Trabalho do MPT-SP e uma das idealizadoras do projeto.

Fonte: https://bit.ly/3401OE1

 

Catadoras de recicláveis lançam livro
Catadoras de recicláveis lançam livro
Catadoras de recicláveis lançam livro
Catadoras de recicláveis lançam livro