Êpa, isso não!

Incomodada com o barulho, vizinha sugere que vizinho autista more em sítio

Vicente, o filho de 6 anos da servidora pública federal Vanessa, de 34, tem autismo. Uma forma que diversas pessoas nessa condição têm de se ajustar a uma situação a que não está acostumada — como o isolamento social, por causa do coronavírus — é adotar um comportamento de repetição excessiva, como correr por horas e falar alto, mesmo tarde da noite.

Pelo fato de a família estar de quarentena, Vicente tem passado muitas horas em casa e repetindo esse comportamento. Incomodados com o barulho e sem saber dessa condição, os vizinhos da moradora de Taquara, no Rio Grande do Sul, resolveram atacá-la num grupo de WhatsApp, e entre outras coisas, sugeriram que ela deveria morar num sítio.

Logo no primeiro momento, Vanessa explicou as razões do comportamento do filho, mas as reclamações no grupo continuaram. A conversa foi compartilhada por Vanessa em sua página no Facebook, que até sexta-feira (24) teve mais de 900 compartilhamentos. Tudo começou na noite de sexta-feira (17/04/2020), quando passava das 22h e o menino corria pela casa. No grupo formado pelos moradores do condomínio, que tem 12 apartamentos numa área nobre de Taquara, algumas pessoas reclamaram do barulho. Vanessa afirma que aproveitou a situação para explicar a condição da família, que morava ali havia pouco mais de um ano.

Vanessa conta que, para encerrar o debate sem maiores transtornos, sugeriu que a vizinha enviasse um vídeo ou áudio do momento em que o filho estivesse incomodando para ela mostrar à criança o que estava acontecendo, e tentar assim ensiná-la a não incomodar as pessoas.

Mas, quatro dias depois, a vizinha começou a imitar todo som que Vicente emitia. Se ele batesse a perna, ela também fazia. Vanessa então disse que podiam ficar sossegados porque providenciaria a sua mudança: "Eu disse que de intolerância e preconceito quero distância".

Na íntegra: https://bit.ly/3qx8Yab

Incomodada com o barulho, vizinha sugere que vizinho autista more em sítio